domingo, 13 de dezembro de 2015

Princípios básicos para desenhar qualquer coisa 

Normalmente quando olhamos para um desenho bem feito, pensamos: não vejo a hora de desenhar assim, ou, jamais conseguirei desenhar como ele. Bom entre os dois extremos, é melhor ficar com primeiro. Mas a verdade é que para que se obtenha um bom resultado em um desenho, existem princípios básicos (não são obrigatórios, mas facilitam muito na hora de fazer um desenho).

  1. CONHECER FORMAS GEOMÉTRICAS - Praticamente tudo o que vemos possui uma forma, seja retangular, quadrado, cilindrico, cúbico, etc. Por isso é importante ter  um conhecimento sobre essas formas, sejam elas planas ou sólidas conforme a figura abaixo. É bom praticar a construção de formas e até mesmo a mesclagem delas, ou seja, podemos soldar uma à outra e obter outra forma. Através das formas podemos construir o esboço de um desenho.
  2. ESBOÇO - Para quem não sabe, o esboço é um conjunto de traços iniciais de um desenho. Em outras palavras, é um esqueleto. É muito importante ter uma pré-definição do desenho. É por isso que usa-se o esboço. Às vezes desenho sem esboçar, mas quando quero fazer um desenho de qualidade, é imprescindível o uso de um esboço. No desenho abaixo temos os dois princípios aqui citados: o uso de formas geométricas e o esboço. Note que um quadrado com  um círculo no meio serviu de base para desenhar uma xícara.
Para a construção do corpo humano usamos o esboço, ou esqueleto para chegarmos no resultado final.